Think!

This may make you think. It only depends on how big is your world.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

[Time2Think] Devaneios sobre uma geração




Alguns dias atrás eu li um texto que falava um pouco sobre vantagens e desvantagens da atual geração de jovens entre 20 e 25 anos. O texto comentava o quanto era útil o fato desta geração ter crescido ao redor de tanta tecnologia, a facilidade que os jovens dessa idade tem de lidar com novidades tecnológicas, computadores, tablets, etc. Porém de acordo com Eliane Brum, os jovens em contrapartida tem um grande problema quanto ao fracasso, a dor, a tristeza. Essa geração em geral não foi “criada pela dor” e sendo assim acredita que na escola, no trabalho , nas relações , as coisas vão se desenrolar como em casa. A casa do jovem de hoje em dia, e eu posso dizer isso como opinião e experiência pessoal, por mais simples que seja, por maior que seja o número de broncas, brigas, tem uma vida muito mais confortável e amigável do que a casa que os nossos pais tiveram. Ao esperar um tratamento igual ao que se tem em casa, na vida, o jovem se decepciona e não consegue lidar com o constante fracasso ou tristeza.


Falando assim, até parece que não me incluo nesse grupo, mas eu me incluo sim. Ao ler o texto eu poderia ter reagido com negação, poderia ter me sentido ainda mais triste, ou simplesmente ter tentado aprener com o que a autora dizia, mas preferi simplesmente ler. Tem alguns fatos que eu simplesmente não acredito que podem ter alguma reação muito grande, eu já fui criado como fui e já aprendi que a vida não vai ser tão simples, resta continuar tentando lidar com ela e principalmente: aceitá-la. O texto foi importante para abrir uma nova linha de pensamento na minha cabeça e gerar uma reflexão proveitosa, além é claro de um assunto qualquer para uma mesa de bar entediada (com as pessoas certas, pra não soar como alguma nerdisse qualquer). Ler um texto como esse a princípio magoa um pouco quando se enquadra com você mesmo, mas  isso é simplesmente mais uma dessas coisas da vida que acontecem e a gente tem que lidar sem se abalar demais.

A minha faculdade e mais especificamente meu curso é conhecido por ter professores muito rudes, alguns sem dedica alguma, outros que parece que se esforçam , mas não saem muito do lugar e acabam dando provas não muito condizentes com a matéria ensinada. Um dia um desses professores , após corrigir uma prova, e disse algo do tipo: “Eu nem sei mais o que você vem fazer aqui. Será que você quer mesmo ser engenheiro? Por que eu acho que você devia mudar de ideia”, teve um outro que disse a uma aluna após a mesma fazer uma pergunta: “Você é muito burra! Eu nem vou responder isso, será que você realmente quer ser engenheira? Porque você é burra demais! Pra que tentar? É como alguém na cadeira de rodas tentando escalar uma montanha! Se você não consegue, nem tenta!”. Esse é exatamente o tipo de coisa que não se espera ouvir em uma sala de aula, mas é o tipo de coisa que se ouve e hoje em dia não se choca mais tanto com isso quanto antes. Os alunos vão entendendo com isso que a vida não é realmente fácil e que por aí vem coisa pior. A vida ainda não está perdida, nenhuma geração só tem defeitos e nenhum defeito é tão prejudicial a ponto de tornar uma geração muito pior do que a outra, isso é pelo menos o que eu acho, olha que em geral o que eu acho é sempre algo triste

0 comentários:

Postar um comentário